29 mil pessoas foram atingidas, entre diretores de escola, professores e estudantes
Um golaço de responsa em ano de Copa do Mundo. A analogia, traduz o resultado alcançado pelo Programa Papo de Responsa em 2014, de acordo com os números relatados no relatório final de produtividade sobre as reuniões realizadas em 15 cidades do Estado do Rio.
No total, 26.359 estudantes debateram com policiais civis questões importantes e de situação de risco, como criminalidade, drogas, homofobia e crimes na internet. No total geral, 29.223 pessoas foram atingidas pelo Programa Papo de Responsa no ano de 2014.
Segundo dados do relatório, no período de 5 de fevereiro a 17 de dezembro de 2014, 311 Papos de Responsa foram realizados com alunos. Já com docentes, foram feitas 80 reuniões pedagógicas que contaram com a presença de 684 diretores, coordenadores e orientadores pedagógicos. O relatório revela que foram realizados 35 Papos de Responsa envolvendo 1.308 professores.
Ao todo, 80 instituições de ensino e espaços diferentes receberam a metodologia Papo de Responsa, gerando um total de 426 encontros, que tiveram a presença de um público total de 28.351 pessoas. Desse total, 31 instituições particulares de ensino e 36 instituições públicas de ensino, além de outras quatro instituições participaram do Programa.
DOCENTES – Para a coordenadora de Estágios do Ensino Superior do Instituto Estadual de Educação, professora Fátima Ornelas, o Programa Papo de Responsa tem a importância, também, de ajudar a formar professores e pedagogos com um “olhar fora do ambiente acadêmico”.
“O Programa Papo de Responsa tem grande importância na formação dos nossos novos pedagogos e professores. O estudante de pedagogia que participa do Papo de Responsa tem a perspectiva de vislumbrar a Educação fora do território da escola, em um programa que é da Polícia Civil. O Programa tem a característica de humanizar, foca o humano de cada pessoa, olha para os meninos e meninas não sob o paradigma das drogas, mas olha para elas como pessoas”, salienta.
Quinze municípios receberam a visita do Papo de Responsa
As reuniões dos Papos foram realizadas em 15 cidades no Estado:Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Niterói, Maricá, Barra Mansa, São Gonçalo, Nilópolis, Sumidouro, Iguaba Grande, Três Rios, Nova Friburgo, Mendes, Paracambi, Búzios e Mangaratiba.
CIDADE DA POLÍCIA –“Recebemos, também, no Espaço do Programa Papo de Responsa na Cidade da Polícia, 39 visitas de escolas e instituições parceiras, aproximando mais 872 cidadãos de nossas atividades”, relada o inspetor Beto Chaves, um dos idealizadores do Programa. “Foram contempladas seis das sete Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) e 25das 41 Áreas de Integradas de Segurança Pública (AISP)”, completa o inspetor Beto.
AVANÇO –Para o inspetor Beto, o ano de 2014 foi marcado pelo avanço do Programa Papo de Responsa na segurança cidadã. “No ano de 2014 alcançamos números expressivos no campo da segurança cidadã, nos relacionamos de forma positiva com a sociedade, especialmente os jovens em mais de 400 Papos de Responsa, despertando consciência crítica e sem dúvida alguma relações humanas de mais proximidade e generosidade”, avaliou o policial.
PARCERIA 2015 –De acordo com o inspetor Beto, este ano o foco do programa está voltado, também, para melhora dos métodos avaliativos qualitativos e para o crescimento interno, e na consolidação com a Polícia Civil do Espírito Santo.
“A fim de atuarmos mais fortemente em áreas com índices de vulnerabilidades sociais maiores, e na valorização das relações com a Polícia Civil do Espírito Santo, que já desenvolve suas atividades preventivas ligadas a juventude utilizando nossa metodologia com o Papo de Responsa Espírito Santo”, explicou.
HISTÓRICO – OPrograma Papo de Responsa trabalha com a prevenção contra a violência, e foi criado pela Resolução da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg), nº 619, de 14 de novembro de 2012. Visa promover e articular ações de prevenção à violência, promover o diálogo com crianças e jovens acerca da violência; promover diálogos com outros grupos; apoiar a inserção da cultura de prevenção no âmbito da Polícia Civil.
OBJETIVOS – Entre os principais objetivos do Programa Papo de Responsa estão: Promover e articular ações de prevenção à violência, em especial, ao uso de drogas; Promover o diálogo com crianças e jovens acerca da violência; Promover diálogos com outros grupos, tais como lideranças comunitárias, gestores públicos, e educadores em suas mais diversas formas de atuar; Trabalhar junto aos Conselhos Comunitários de Segurança; Compor novas parcerias relevantes com o fim de ampliar e melhorar a metodologia utilizada para alcance de seus objetivos.
CONTATO – A escola que quiser receber uma visita da equipe do Papo de Responsa pode fazer agendamento pelo telefone 2202-0598 ou e-mail papoderesponsa@pcivil.rj.gov.br
fonte:http://www.policiacivil.rj.gov.br/exibir.asp?id=19915
Nenhum comentário:
Postar um comentário