Em um dos cenários mais históricos da cidade de São Paulo, o Theatro Municipal, aconteceu na quarta-feira, 10 de dezembro, a cerimônia de entrega do 6º Prêmio Polícia Cidadã. O evento, organizado pelo Instituto Sou da Paz e financiado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, reuniu policiais militares, civis e técnico-científicos de todo o Estado, além de representantes da sociedade civil, todos presentes para celebrar boas iniciativas policiais que reduziram os índices de roubo.
A solenidade contou com as presenças do Secretário da Segurança Pública, Dr. Fernando Grella Vieira, do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Benedito Roberto Meira, do Dr. Adolfo Domingos representando o Delegado Geral da Polícia Civil, Dr. Mauricio Blazeck, da Superintendente da Polícia Técnico-Científica, Dra. Norma Sueli Bonaccorso, e do Sr. Marcos Monteiro, presidente da Imprensa Oficial, além de Ivan Marques, diretor executivo do Instituto Sou da Paz. A jornalista Glória Maria conduziu a cerimônia, que teve a apresentação musical da Banda da Polícia Militar, e o show do cantor e compositor Moraes Moreira animou a noite.
Dos 16 projetos finalistas, as três ações vencedoras da noite foram:
Sistema de alerta de veículos com restrições criminais, da Polícia Militar de São Paulo e Guarulhos;
Planejamento operacional e ações preventivas voltadas à redução dos roubos da zona rural, da Polícia Militar de Bauru;
Modernização da investigação e a efetiva redução de roubos através do ambiente virtual, da Polícia Civil e da Polícia Militar de São Paulo, que também ganhou o voto popular;
E duas receberam menção honrosa:
Você e a Polícia, da Polícia Militar de Jundiaí, Itupeva e Cabreúva;
Operação Sedex, da Polícia Civil de São Paulo.
Conheça um resumo das ações vencedoras:
Sistema de alerta de veículos com restrições criminais
Centro de Processamento de Dados, Diretoria de Pessoal, Comando de Policiamento de Área Metropolitano – 7 - Polícia Militar São Paulo e Guarulhos/SP
Aproveitando a infraestrutura existente e câmeras urbanas do município de Guarulhos, a Polícia Militar realizou um convênio com a Prefeitura, que passou a enviar os dados das placas dos veículos que trafegavam pelas vias monitoradas. Todas estas placas são pesquisadas e, existindo restrições criminais, uma mensagem é enviada para os terminais móveis das viaturas que estejam na proximidade do local onde a imagem foi registrada. O processo todo ocorre em segundos e de maneira automática. Mesmo os casos que não resultam em apreensão servem de subsídio para elaboração de relatórios analíticos de mapeamento da rota. O projeto se destaca pelo uso racional dos recursos disponíveis, otimização do trabalho e inteligência, tendo grande potencial de ser replicado.
Modernização da investigação e a efetiva redução de roubos através do ambiente virtual
96º Distrito Policial e 3ª Cia, 12° BPM/M - Polícia Civil e Polícia Militar São Paulo/SP
A ação promoveu mudanças nos procedimentos de investigação, pautando-se na utilização de tecnologia (ferramentas de pesquisa da Polícia Civil e análise das redes sociais). Contou com a participação da Polícia Militar e com informações das vítimas e de estabelecimentos comerciais, tudo com vistas a elucidar os crimes de sequestro relâmpago e roubo e para conseguir uma coleta mais robusta de provas.
A ação se destaca pela utilização criativa de tecnologias acessíveis e a integração entre as polícias.
Estratégias de planejamento operacional e ações preventivas voltadas à redução dos índices de roubo da zona rural
2ª Cia, 2ºBPM/Ambiental, Polícia Militar Bauru/SP
O projeto reestruturou o trabalho desenvolvido pela Polícia Ambiental. Diagnóstico, análise de dados, treinamento e divisão de equipes por região foram realizados de maneira que fosse possível aliar as atividades tipicamente ambientais com a repressão e prevenção criminal, especialmente o crime de roubo. Para aprimorar as informações utilizadas no planejamento das atividades foram agregadas informações da Polícia Civil, da sociedade e de Batalhões de Policiamento de Área vizinhos, que passaram a também atuar em operações conjuntas. A aproximação com os meios de comunicação possibilitou a divulgação das atividades desenvolvidas e com isso as tornaram visíveis à comunidade. Este projeto utiliza inteligência, criatividade e integração, além de qualificar o trabalho policial. Com isso reduziu drasticamente os índices de roubo nos primeiros meses após sua implantação, percebidos até os dias atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário