quinta-feira, 27 de junho de 2013

“ Os Malditos desejam ser benditos”

Carlos Larios

 Pelo menos 10 jovens que compõem a “gangue” "Os Malditos" do distrito de Orontes Centeno no município de Tipitapa, querem uma mudança em suas vidas. Eles não querem mais fugir da polícia ou causar danos em sua comunidade, agora eles vêm no uniforme azul-celeste (da polícia local) uma ajuda que pode dirigir a um bom caminho.
A Inspetora Martha Lopez da Direção da Juventude (DAJUV) da Polícia Nacional da Nicarágua vem abordando estes jovens desde abril deste ano 2013, e como uma formiga, com trabalho seguro e constante, a executando o plano de intervenção da polícia para trazer uma oportunidade que vem acompanha de calor humano, carinho e sinceridade.
 "Esses meninos querem trabalhar, mas não têm oportunidades porque possuem registro policial, e sua “ficha” esta contaminada, e são estigmatizados e não lhes foi dada uma oportunidade como seres sociais. Agora a polícia o vê com olhos diferentes e eles querem mudar", disse Lopez.
 Um guia para as crianças
A Inspetora Lopez entrevistou os meninos, que não negam pertencer à “gangue” (bonde), e essas reuniões têm expressado a diversidade de problemas que eles enfrentam. A Maioria convive com a violência doméstica e não tem o apoio de seus pais, assim, um psicólogo foi designado DAJUV, para ajudá-los a sair da tempestuosa convivência em que estão inseridos.
 O DAJUV realiza uma tarde de esportes e cultura para os jovens Tipitapa, onde há prêmios e diversão para todos. Além disso, realiza a semana da criança com piñatas e bebidas fornecidas pela própria comunidade. "Aqui participaram crianças da vizinhança e a maioria deles são irmãos de participantes de “gangue”. Esta iniciativa visa integrar as crianças em uma cultura de paz e bem para não seguirem os passos de seus irmãos mais velhos. A coisa boa é que as pessoas em geral estão nos apoiando", concluiu Lopez.

Fonte: http://www.policia.gob.ni/dajuv/noticia4.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário