Ascom/Sesau
Técnicos das Vigilâncias Sanitárias do Estado e do Município, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Departamento Estadual de Política de Atenção Oncológica fizeram panfletagem, entrega de folderes e fixação de cartazes na manhã desta segunda-feira (3), em quatro pontos da cidade.
A ação em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, começou pela Rodoviária Internacional de Boa Vista, seguindo para a Feira do Produtor Rural, no bairro São Vicente. Em seguida, os técnicos foram para a Avenida Jaime Brasil, no Centro da cidade, e por último para o Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Cantanhede.
Foram entregues folderes alertando sobre os riscos do cigarro e fixados cartazes nos pontos visitados. De acordo com a técnica do Núcleo de Proteção à Saúde do Trabalhador, da Visa Estadual, Mônica Miranda, o objetivo é levar informações a respeito do risco do cigarro à população.
Dados da pesquisa por amostragem da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIgitel) apontam que aproximadamente 16% da população boa-vistense com mais de 18 anos são fumantes.
O DIA
Em 1988, a Assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a resolução WHA42.19, determinando que a celebração do Dia Mundial sem Tabaco acontecesse, a cada ano, no dia 31 de maio. Desde então, anualmente, a OMS articula em todo o mundo a comemoração do Dia Mundial sem Tabaco, definindo um tema correlato ao tabagismo, que deve ser abordado pelos seus 192 países-membros com a finalidade de pôr em evidência as diferentes interfaces ou problemáticas do consumo do tabaco e engajar diferentes atores sociais no controle do tabagismo.
Entre as diferentes informações sobre o tabagismo, são divulgados os riscos para a saúde dos fumantes e dos não fumantes; a cessação do tabagismo e os prejuízos para o meio ambiente, para a economia e demais áreas da vida social.
Todos os estados-membros da OMS desenvolvem atividades no mesmo período, sobre o mesmo tema, fortalecendo a mensagem da OMS em todo o mundo que é a necessidade do controle do tabagismo. Cada membro adapta o tema escolhido pela OMS à sua realidade socioeconômica e cultural, sem deixar de lado o foco central do tema escolhido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário