terça-feira, 4 de junho de 2013

Acadepol exibe videoconferência: “Racismo, e eu com isso?”

31/05/2013 

Na manhã da última segunda-feira (27) foi transmitida, pela Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap), a palestra “Racismo, e eu com isso?”,  ministrada pelo filósofo Mário Sérgio Cortella.

A ação é resultado de uma parceria entre Secretaria da Segurança Pública e Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, que tem por objetivo promover a discussão sobre assuntos relevantes tanto para a área de justiça e cidadania como para a área de segurança pública.


A abertura foi realizada pelo diretor da Academia de Polícia Civil, Mário Leite de Barros Filho, e pelo representante da Secretaria da Segurança Pública, Eduardo Dias de Souza Ferreira. Mário Leite ressaltou a importância de ações como essa, para trilhar o caminho de uma segurança pública cidadã, com trabalhos realizados com base nos direitos humanos e na igualdade.

Após a abertura, compuseram a mesa com o renomado filósofo, o delegado de polícia coordenador do Centro de Direitos Humanos e Segurança Pública da Academia de Polícia, Tabajara Novazzi, e a coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena, Elisa Lucas, que mediou os trabalhos.


Durante a explanação Cortella discorreu sobre as várias nuances do racismo, seja no Brasil ou no mundo. Falou sobre seus aspectos históricos, culturais e, inclusive, sobre o racismo velado que nem sempre é cometido de forma intencional. Com maestria colocou o tema sob o enfoque da segurança pública, de modo a favorecer a discussão sobre formas de pensamento e de atuação dos profissionais da área de segurança pública. 

Ao final, concluiu dizendo que “a melhor maneira de afastar fantasmas é ligar a luz. Para combater o racismo é preciso colocá-lo em evidência”.

A palestra foi transmitida em tempo real, do estúdio da Fundap, pelo sistema de Ensino a Distância da Polícia Civil do Estado de São Paulo para a Academia de Polícia, e para dez núcleos de ensino da Polícia Civil do Interior paulista: Sorocaba, São José dos Campos, Piracicaba, Campinas, Avaré, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Santos.

Policiais civis de todo o Estado tiveram a oportunidade de interagir com o palestrante, formulando perguntas e expondo suas impressões sobre o tema.

Fonte e fotos: Acadepol

link:http://www2.policiacivil.sp.gov.br/x2016/modules/news/article.php?storyid=4161

Nenhum comentário:

Postar um comentário