quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Projeto de cultura pela paz através de diversas oficinas nas escolas públicas

Movimento Sepé Tiaraju é apresentado

Projeto de cultura pela paz será desenvolvido em Passo Fundo no final do mês de agosto através de diversas oficinas nas escolas públicas

Movimento Sepé Tiaraju é apresentado
Reunião de apresentação do Movimento Sepé Tiaraju foi realizada no auditório da Promotoria de Justiça de Passo Fundo
O Movimento Sepé Tiaraju, que desenvolve ações para valorizar a educação e a cultura da paz em casa, no ambiente escolar e na sociedade, foi apresentado para a comunidade passo-fundense na tarde de quarta-feira (11), no auditório da Promotoria de Justiça. Esse foi o primeiro encontro realizado no município para organizar o lançamento do projeto que acontecerá em agosto. A organização do evento estima a elaboração de aproximadamente 30 oficinas simultâneas sobre temas que cultivem a paz. As atividades serão realizadas nas escolas públicas. Os interessados têm até o dia 10 de julho para enviar as propostas de oficinas.

O projeto iniciou em Santo Ângelo em 2011 e se espalhou para outros municípios do Estado como Santa Maria, Porto Alegre, Palmeira das Missões e agora em Passo Fundo. Na reunião realizada em Passo Fundo participaram representantes de órgãos públicos relacionados à educação, organizações não governamentais e atores sociais ligados à temática (Igrejas, Federação Espírita, grupos de escoteiros, universidade, faculdades, entre outros). A reunião teve como objetivo apresentar o projeto, organizar o evento e estimular a elaboração das oficinas que acontecerão nas escolas públicas. O público-alvo são alunos, pais, professores, funcionários das escolas e comunidade em geral.

De acordo com a promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Santa Maria, Ivanise Jann de Jesus, o movimento Sepé Tiaraju tem como objetivo a valorização da educação através de uma cultura de paz. “É fomentado a paz através de oficinas ministradas por pessoas da comunidade e de outros municípios que já desenvolveram essas atividades. São abordados diversos temas de forma multidisciplinar enfatizando a questão da resolução dos conflitos através da paz, sem violência e agressão, e sem passar pela judicialização”, destacou a promotora.

A Conferência de Lançamento do Movimento Sepé Tiaraju em Passo Fundo deverá acontecer no dia 28 de agosto. As oficinas serão desenvolvidas nas escolas na manhã do dia 29 e apresentadas na parte da tarde. No dia 30, uma atividade deverá encerrar o evento em uma praça central da cidade. Os locais ainda serão definidos. Informações pelo telefone (54) 3313-5330.

O Movimento Sepé Tiaraju, inspirado no chefe indígena dos Sete Povos das Missões, considerado um herói para o seu povo, é articulado pelo Ministério Público com entidades que integram o Fórum da Paz (Instituto Francisco Valdomiro Lorenz, Brahma Kumaris, Fergs, Amergs, Instituto Junguiano do RS, Vivendo Valores, Grupo Estratégico de Gestão Socioambiental - Banrisul).

Principais objetivos do projeto:
- Desenvolver ações para valorização da educação como instrumento do desenvolvimento pessoal, social e econômico;
- Contribuir para a construção de uma cultura de paz nas escolas;
- Organizar uma rede de palestrantes voluntários sobre a temática;
- Valorização da educação escolar;
- Difundir a ideia de que a Educação é um direito-dever construindo um discurso de responsabilidade dos pais e parental;
- Contribuir para redução de índices de evasão e reprovação escolar.

Palavras-chave:cidadeprojetoSepé Tiaraju
Créditos: Natália Fávero/ON
fonte: http://www.onacional.com.br/geral/cidade/50546/movimento+sepe+tiaraju+e+apresentado

Nenhum comentário:

Postar um comentário