quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Moradores usam Facebook para se prevenir de crimes Grupo na rede social serve para troca de informações


Entre tantos ditados populares, os moradores do Residencial Lopes, no bairro Parque Pinheiro Machado, na região oeste de Santa Maria, partiram da premissa de que "a oportunidade faz o ladrão" para tentar se prevenir e evitar que sejam alvos fáceis de criminosos. Desde o dia 1º de setembro, os moradores daquela região contam com um grupo no Facebook chamado "Residencial Lopes Alerta (Segurança)". 

Na página virtual, eles compartilham informações de atitudes suspeitas nas ruas do bairro para que vizinhos fiquem atentos e não sejam vítimas.

A ideia partiu de um morador que reside no local há 14 anos. Após escapar de um assalto na sua casa, ele foi direto para a rede social avisar os vizinhos para que tomassem cuidado. Naquela noite, o sono demorou a chegar e, no pensamento, surgiu uma maneira de avisar os moradores do local sobre possíveis suspeitos de crimes. Então, surgiu a ideia de fazer o grupo.

– Lembrei que temos essa ferramenta, aí fiz o grupo, e os vizinhos começaram a vir em massa. Todo mundo gostou da ideia e começou a postar – explica o criador do grupo, que pediu para não ser identificado.

Na página no Facebook, que já tem mais de 500 integrantes, há dezenas de postagens sobre atitudes suspeitas, como carros que passaram várias vezes pelo local em um curto período de tempo e de motoristas que estacionaram em determinados locais, mas ficaram dentro dos carros por um longo período. 

– Não é acusar, jogar pedra em alguém, mas é para ficarmos mais atentos. Assim como pode ser uma pessoa do bem, pode ser alguém mal-intencionado – diz o criador do grupo.

É preciso ter cuidado

O comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), tenente-coronel Gedeon Pinto da Silva, elogiou a ideia dos moradores, mas ressaltou que os cidadãos não devem ter atitudes arriscadas e que possam colocar em risco a vida de alguém.

– Tem a somar ao nosso trabalho, mas a orientação é que não se tome nenhuma atitude de polícia. Que tragam essas informações para nós e para a Polícia Civil para que possamos trabalhar em cima. Toda informação é valiosa – reforça Gedeon.

– É uma sensação um tanto ilusória de segurança porque as pessoas estarão mais atentas, mas também vão ficar mais temerosas. E isso se torna rapidamente insegurança porque todo mundo começa a ver coisas que inicialmente não seriam pensadas como atitudes suspeitas – contrapõe o sociólogo e pesquisador em Segurança Francis Moraes Almeida.


fonte:http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/geral-policia/noticia/2015/09/moradores-do-residencial-lopes-usam-facebook-para-se-prevenir-de-crimes-4849424.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário