terça-feira, 6 de outubro de 2015

PM promove palestras sobre gerenciamento de conflitos agrários para alunos do CFSd 2015


Aprimorar a formação dos futuros soldados da Polícia Militar de Sergipe. Este foi o objetivo do ciclo de palestras sobre Gerenciamento de Conflitos Agrários, ocorrido na manhã da segunda-feira, 05, no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe. O evento encerra as instruções teóricas da disciplina Mediação de Conflitos, ministrada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) para cerca de 400 alunos do Curso de Formação de Soldado (CFSd/2015).

Três palestrantes discorreram sobre o tema central a partir de subtemas, com o intuito de tornar o assunto mais didático e facilitar o aprendizado por parte dos discentes. O soldado Anderson Santana, membro do Gabinete de Gerenciamento de Crises e Conflitos da PMSE (GGCC) foi o primeiro palestrante do encontro e falou sobre a História dos Conflitos Agrários em Sergipe, destacando a importância da ação policial fundamentada no Manual de Diretrizes Nacionais para Execução de Mandados Judiciais de Manutenção e Reintegração de Posse.

O oficial de Justiça Cleriston Alves deu sequência aos trabalhos, com uma palestra sobre a Central de Mandados do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe. Na oportunidade, o convidado destacou a Integração entre Poder Judiciário e Polícia Militar de Sergipe para o cumprimento dos mandados de reintegração de posse.

O terceiro palestrante foi o major PM Iran Rocha, um dos instrutores da disciplina Mediação de Conflitos no Curso de Formação de Soldado e ex-coordenador do GGCC. O oficial versou sobre os Procedimentos Operacionais para o Cumprimento de Mandados de Reintegração de Posse de Forma Pacífica ou com o Uso Diferenciado da Força. A expectativa do major é que este ciclo de palestra contribua para a formação mais consciente dos novos profissionais de segurança pública.

“Acredito na formação de uma nova mentalidade dos policiais militares, em detrimento do que foi visto há cerca de 20 anos, quando imperava a violência, o uso da força e da truculência para ‘combater’ manifestações sociais. As instruções vêm esclarecer os jovens soldados sobre o trabalho de negociação com os movimentos sociais. Desta forma, ganham tanto os que reivindicam como os policiais militares, que cumprem o mandado de justiça de forma imparcial, pacífica e sem o uso da violência”, ressaltou o major Rocha.

fonte:http://www.pm.se.gov.br/pm-promove-palestras-sobre-gerenciamento-de-conflitos-agrarios-para-alunos-do-cfsd-2015/

Nenhum comentário:

Postar um comentário