07/04/2015
Campanhas de arrecadação de sangue são comuns, porém, ainda insuficientes para suprir a demanda. Foi a partir dessa preocupação e da vontade de salvar vidas que alunos da UFSM desenvolveram uma ferramenta que promete mudar esse cenário.
O aplicativo Sangue Social - Compartilhe Vida, Doe Sangue, vinculado ao Facebook, é um projeto dos alunos do curso de graduação em Sistemas para Internet do Colégio Politécnico Rossana Freitas Moreira, Patrícia Tolfo e Jean Masvi, com orientação da professora Juçara Salete Gubiani. A iniciativa tem como objetivo incentivar a doação de sangue de forma voluntária em todo país através da rede social, interligando bancos de sangue e a comunidade em geral.
O processo funciona da seguinte maneira: a instituição de saúde divulga quais tipos de sangue precisam de reposição, a solicitação entra automaticamente no sistema e vira um feed no aplicativo do Facebook dos usuários, fazendo, assim, um balanço atualizado da situação em que o banco de sangue se encontra. O aplicativo mapeia as pessoas cadastradas com o sangue solicitado e que estão próximas ao Hemocentro. Depois disso, os usuários mapeados recebem notificações e podem agendar sua doação.
À medida que a página do aplicativo no Facebook recebe curtidas e compartilhamentos, as informações divulgadas conseguem um maior alcance. A divulgação de uma ação como essa instiga nas pessoas uma vontade de ajudar cada vez maior, iniciando assim uma teia de usuários interessados em participar dessa causa e influenciar as demais pessoas a também participar.
A iniciativa já conquistou prêmios como o 1º lugar do Concurso de Ideias Luso, no qual a aluna Rossana apresentou o aplicativo em Portugal, o 1º lugar no Perfil Empreendedor, eleito por voto popular na Feisma 2014, e o 2º lugar eleito pelo júri na mesma premiação.
Os prêmios e o poder da internet contribuíram para a divulgação do aplicativo, conhecido mesmo antes do lançamento oficial, que aconteceu no último dia 28 de março, em Camobi, numa ação conjunta com a Casa de Maria, que comemorava seu primeiro aniversário na ocasião. O evento contou com uma campanha de coleta de sangue que durou o dia inteiro, e o Hemocentro Regional, que é o primeiro parceiro da rede, também participou da festividade.
Além da parceria com o Hemocentro Regional em Santa Maria, é pretendido que o aplicativo se popularize e reúna mais hemocentros e hospitais parceiros nessa campanha.
Mais informações no site. http://www.sanguesocial.com.br/
Texto: Mariana Flores - acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Foto: Divulgação
fonte:http://site.ufsm.br/noticias/exibir/um-aplicativo-para-salvar-vidas
Nenhum comentário:
Postar um comentário