quarta-feira, 22 de abril de 2015

Presídio Estadual de Frederico Westphalen RS realiza atividade para jovens apenados


Dentro da programação do Festival da Juventude, que aconteceu em Frederico Westphalen, promovido pela Central Única das Favelas – CUFA/RS, o presídio do município sediou, no último dia 17, uma roda de conversa com o rapper e escritor MV Bill e com o jornalista Manoel Soares que abordaram perspectivas de futuro, prevenção às drogas e vida no cárcere.
Um dos objetivos do encontro foi proporcionar momentos de cultura e cidadania, além de criar um espaço para debater e refletir sobre assuntos ligados à realidade dos jovens, "sendo que estes são a maioria da população reclusa no PEFW, entre 19 e 29 anos", informou a assistente social, Jaqueline Jesus, da Coordenadoria da Juventude/Assessoria dos Direitos Humanos da Susepe. 
Para a inclusão social destes jovens, a assistente social do Presídio Frederico Westphalen, Sandra Vasconcelos, explicou que estão previstas a realização de mais doze oficinas no decorrer do ano que tratarão de prevenção às drogas, criminalidade e cultura. A parceria foi acordada com integrantes da CUFA.
CUFA
“A CUFA mantém uma parceria permanente com o PEFW. Já realizou cursos profissionalizantes de manicure e pedicure e de grafitagem. “Além disso, estamos programando também para este ano oficinas de música, poesia, e tentando viabilizar mais cursos profissionalizantes”. falou, Adriana Borella Rosado. 
O pátio do presídio foi palco das apresentações de MV Bill e Manoel Soares que entraram acompanhado do chefe de segurança, Olivério Vargas Rosado. A atividade contou com a participação efetiva dos apenados. O reeducando C.T. ainda cantou um rap em homenagem ao MV Bill, dizendo que a cultura hip-hop faz parte da vida dos jovens moradores da periferia.
Quem são?
MV Bill produziu o famoso documentário “Falcão – Meninos do Tráfico”, e possui uma discografia de seis álbuns. Em 1999, ajudou a criar em Central Única das Favelas – CUFA. Em razão do seu trabalho na área de desenvolvimento social junto a Juventude, o rapper recebeu o Prêmio Destaque da UNICEF em 2004. Já, o jornalista, Manoel Soares também é coordenador executivo da CUFA, além de trabalhar ativamente na campanha Crack Nem Pensar.

fonte: Superintendência dos Serviços Penitenciários/ Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário