quarta-feira, 26 de março de 2014

7.ª SDP.PR usa WatsApp como ferramenta de combate ao crime


25/03/2014


Neste mês de março, os delegados da 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama criaram mais uma importante ferramenta no combate a criminalidade. O disque denúncia em forma de mensagens via WhatsApp, onde qualquer pessoa com um aparelho celular poderá enviar denúncias que serão lidas pelo setor de inteligência da 7.ª SDP.

Este sistema de Disque Denúncia via WhatsApp criado pela Polícia Civil de Umuarama é o primeiro a ser instalado no Estado do Paraná e já em pleno funcionamento para receber denúncias, críticas ou sugestões.

De acordo com o delegado-operacional de Umuarama, Fernando Ernandes Martins, haverá sigilo nas denúncias pois somente um policial do setor de inteligência ficará sob a responsabilidade de filtrar as mensagens. Os recados enviados não serão anexados em inquérito ou processo judicial, mas somente nas investigações policiais. Segundo Martins, a polícia terá que juntar provas materiais do que foi denunciado. Além de manter em sigilo o número do telefone que originou a denúncia. “"Temos o cuidado e o dever de cobrir com o sigilo e o anonimato da pessoa que realizou a denúncia”", afirmou o delegado.

Martins explica ainda que a pessoa poderá enviar fotos ou filmagens pelo próprio telefone. As mensagens serão filtradas até para que não haja abusos ou falsas denúncias. "“Só as notícias classificadas como verdadeiras serão encaminhadas ao setor competente para que investigue e resolva”", completou o delegado operacional.

O delegado-titular da 7.ª SDP, Pedro Luiz Fontana Ribeiro, relata que não há como a Polícia Civil do Paraná abrir mão das tecnologias no combate ao crime. "“A polícia de hoje é uma polícia técnica e cidadã. Essa nova ferramenta ajudará nas elucidações dos crimes como também no atendimento à população”. Ribeiro ressalta que qualquer cidadão poderá enviar não só denúncias, mas também reclamações, críticas, elogios ou sugestões”.

Já o delegado-adjunto do 7.ª SDP,  Antonio Angelo Colombo, lembra que o sistema não pode ser usado como forma para pedir socorro em uma situação emergencial. "“Em uma situação de urgência onde a presença da polícia é solicitada, a vítima continuará usando os telefones 197 da Polícia Civil, 190 da Polícia Militar, 193 do Corpo de Bombeiros ou o 199 da Guarda Municipal. Pois só dessa forma a rapidez no deslocamento da viatura será garantida”", diz.

Qualquer pessoa que tiver interesse, pode enviar mensagens para o número (44) 8830 2045. O cidadão tem a garantia da Polícia Civil que seu número de telefone não será revelado nem será usado em inquérito ou processo judicial.

fonte:http://www.policiacivil.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=8674&tit=7.a-SDP-usa-WatsApp-como-ferramenta-de-combate-ao-crime

Nenhum comentário:

Postar um comentário