1. JUSTIFICATIVA
Nos últimos anos, na maioria das sociedades, houve um aumento na expectativa de vida, repercutindo num crescimento do número de pessoas pertencentes a terceira idade.
Por outro lado, sabe - se que o processo de envelhecimento é acompanhado por uma série de alterações fisiológicas ocorridas no organismo, bem como pelo surgimento de doenças crônico - degenerativas adivindas de hábitos de vida inadequados (tabagismo, ingestão alimentar incorreta, tipo de atividade laboral, ausência de atividade física regular, etc.).
Em virtude desses aspectos, acredita - se que a participação do idoso em programas de exercício físico regular poderá influenciar no processo de envelhecimento, com impacto sobre a qualidade e expectativa de vida, melhoria das funções orgânicas, garantia de maior independência pessoal e um efeito benéfico no controle, tratamento e prevenção de doenças como diabetes, enfermidades cardíacas, hipertensão, arteriosclerose, varizes, enfermidades respiratórias, artrose, distúrbios mentais, artrite e dor crônica.
Foi pensando nesses aspectos que o Major Onofre, Comandante da CPMA, resolveu colocar em prática um projeto chamado “VIDA ATIVA” direcionado para as senhoras da comunidade do bairro Aerolândia e bairros adjacentes.
2. OBJETIVO GERAL
Conduzir as senhoras, incluídas no projeto, para uma vida mais saudável e ativa para que suas tarefas cotidianas fiquem mais prazerosas e de fácil execução. Mas salientando que é sempre necessário observar a existência de patologias associadas (diabetes,obesidade, hipertensão arterial...) pois é comum o idoso apresentar mais de uma patologia, bem como os efeitos da medicação em uso com atividade física e sempre que possível o intercâmbio de informações na evolução do programa de atividade física com um médico.
3. OBJETIVO ESPECÍFICO
Ressaltando os benefícios de uma atividade física orientada, responsável e eficiente, pois existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Além dos benefícios já citados anteriormente pela atividade corporal existem também importantes benefícios do treinamento físico diário no adulto e na terceira idade, são estes:
Melhora da velocidade de andar.
Melhora do equilíbrio.
Aumento do nível de atividade física espontânea.
Melhora da auto-eficácia.
Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea.
Ajuda no controle do Diabetes, Artrite, Doença cardíaca, etc.
Melhora da ingestão alimentar.
Diminuição da depressão.
4. DESENVOLVIMENTO
O Major Erik Onofre convidou o acadêmico do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará, o Sd PM Loilton Moreira, que prontamente aceitou o convite e está a frente deste projeto ministrando aulas para as senhoras inscritas nas referidas aulas. Aulas que poderão ter horários flexíveis devido a um possível aumento na quantidade de inscritas no projeto, podendo ter o apoio de vários acadêmicos do Curso de Educação Física da UECE.
5. PROGRAMAÇÃO
Requisitos para a inscrição no “Projeto Vida Ativa”
1- Atestado Médico;
2- Ter idade de 30 a 70 anos;
3- Preenchimento do formulário de inscrição.
fonte:http://www.pm.ce.gov.br/menu-esquerdo/acoes-e-projetos/saude-1/menu-esquerdo/acoes-e-projetos/ambientais/projeto-vida-ativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário