terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Projeto Vida Ativa. PM.CE


1. JUSTIFICATIVA

Nos últimos anos, na maioria das sociedades, houve um aumento na expectativa de vida, repercutindo num crescimento do número de pessoas pertencentes a terceira idade.

Por outro lado, sabe - se que o processo de envelhecimento é acompanhado por uma série de alterações fisiológicas ocorridas no organismo, bem como pelo surgimento de doenças crônico - degenerativas adivindas de hábitos de vida inadequados (tabagismo, ingestão alimentar incorreta, tipo de atividade laboral, ausência de atividade física regular, etc.).

Em virtude desses aspectos, acredita - se que a participação do idoso em programas de exercício físico regular poderá influenciar no processo de envelhecimento, com impacto sobre a qualidade e expectativa de vida, melhoria das funções orgânicas, garantia de maior independência pessoal e um efeito benéfico no controle, tratamento e prevenção de doenças como diabetes, enfermidades cardíacas, hipertensão, arteriosclerose, varizes, enfermidades respiratórias, artrose, distúrbios mentais, artrite e dor crônica.

Foi pensando nesses aspectos que o Major Onofre, Comandante da CPMA,  resolveu colocar em prática um projeto chamado “VIDA ATIVA” direcionado para as senhoras da comunidade do bairro Aerolândia e bairros adjacentes.



2. OBJETIVO GERAL




Conduzir as senhoras, incluídas no projeto, para uma vida mais saudável e ativa para que suas tarefas cotidianas fiquem mais prazerosas e de fácil execução. Mas salientando que é sempre necessário observar a existência de patologias associadas (diabetes,obesidade, hipertensão arterial...) pois é comum o idoso apresentar mais de uma patologia, bem como os efeitos da medicação em uso com atividade física e sempre que possível o intercâmbio de informações na evolução do programa de atividade física com um médico.



3. OBJETIVO ESPECÍFICO




Ressaltando os benefícios de uma atividade física orientada, responsável e eficiente, pois existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Além dos benefícios já citados anteriormente pela atividade corporal existem também importantes benefícios do treinamento físico diário no adulto e na terceira idade, são estes:

Melhora da velocidade de andar.
Melhora do equilíbrio.
Aumento do nível de atividade física espontânea.
Melhora da auto-eficácia.
Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea.
Ajuda no controle do Diabetes, Artrite, Doença cardíaca, etc.
Melhora da ingestão alimentar.
Diminuição da depressão.



4. DESENVOLVIMENTO




O Major Erik Onofre convidou o acadêmico do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará, o  Sd PM Loilton Moreira, que prontamente aceitou o convite e está a frente deste projeto ministrando aulas para as senhoras inscritas nas referidas aulas. Aulas que poderão ter horários flexíveis devido a um possível aumento na quantidade de inscritas no projeto, podendo ter o apoio de vários acadêmicos do Curso de Educação Física da UECE.



5. PROGRAMAÇÃO

 Requisitos para a inscrição no “Projeto Vida Ativa”



1-  Atestado Médico;

2-      Ter idade de 30 a 70 anos;

3-      Preenchimento do formulário de inscrição.

fonte:http://www.pm.ce.gov.br/menu-esquerdo/acoes-e-projetos/saude-1/menu-esquerdo/acoes-e-projetos/ambientais/projeto-vida-ativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário