Com o propósito de contribuir no fortalecimento educacional, social e preventivo dos alunos, o projeto conta com a participação de um corpo docente multidisciplinar voluntário.
As escolas apresentam-se como importante espaço de reprodução cultural e interação social de jovens e crianças, entretanto hoje, a grande preocupação é procurar evitar ações de violências que acontecem em seu interior, pois, as escolas públicas estão se tornando palco de atos violentos cometidos por estudantes.
Em diversas reuniões o corpo pedagógico da escola deixa transparecer sua preocupação com a violência escolar e coloca em pauta assuntos que começam a interferir no processo de ensino e aprendizado, onde a equipe pedagógica procura entender quais os motivos dessa dinâmica negativa geradora de conflitos interpessoais que tanto interfere no processo de formação do aluno. Sendo assim, o que deveria ser uma reunião pedagógica salutar passa a ser uma reunião de estratégia, onde assuntos como: agressão, indisciplina, falta de respeito, drogas lícitas e ilícitas, armas e sexo passam a fazer parte de um pseudoplanejamento pedagógico que não deveria existir. Essa discussão não deve ficar somente na esfera escolar, pois, a família é condição sine qua non no processo de formação ética, moral e intelectual de seus membros, por esse motivo, as escolas passam a ter a preocupação de periodicamente realizar reuniões com os responsáveis na tentativa de obter informações que possam ajudar.
Diante dessa teia de problemas, a escola torna-se um grande mar, onde rios repletos de conflitos oriundos em sua maior parte das famílias deságuam, trazendo uma série de transtornos para todo o ambiente escolar.
Não há soluções mágicas, ou instantâneas como um prato de miojo. É preciso criar mecanismos e assumir o trabalho de prevenção através de uma metodologia prazerosa e interessante onde à criatividade irá depender exclusivamente do educador em sala de aula, essa nova postura do educador diferente dos padrões atuais, irá possibilitar a aproximação do educando, aumentando o grau de confiança entre ambos, permitindo ao final um diálogo mais próximo da verdade onde os problemas que certamente afligem nossos jovens irão fluir sendo repassados com maior e mais confiança ao educador, que diante dos fatos, terá a chance da ajudar e depois ter ao seu lado esse aluno como um novo amigo. Essas mudanças que envolvem determinados fatores como postura, criatividade, atenção, respeito ao aluno, confiança, e o diálogo que é capaz de transformar o mundo e as pessoas, são ações já desenvolvidas pelo Projeto Aluno Monitor nesses dez anos.
Essa nova metodologia irá apontar para a construção de uma escola nova, onde não somente os grupos sociais que compõem o organismo escolar, mas também a Sociedade, Poder Público, Empresários todos trabalhando em conjunto, livrando as pessoas sejam elas funcionários ou não de qualquer manifestação de violência dentro do ambiente escolar. E assim poder proporcionar aos educadores a oportunidade de colocar em prática a sua verdadeira missão a missão de ensinar com mais tranqüilidade e qualidade.
CORPO DOCENTE:
Promotores de Justiça, Delegados, Agentes e Escrivães da Polícia Civil, Bombeiros, Policias da COE, Policiais Rodoviários Federais, Agente Penitenciário, Psicólogos, Médicos, Dentista, Assistente Social, Pedagoga, Enfermeiras, Professores Universitários, Jornalistas, Locutor e Coordenador de Programação, Acadêmicos, Militares do Exército e Aeronáutica, Empresários, Corretores de Seguros, Fotógrafos Profissionais, Professores de Dança, Música, Libras, de Taekwondo e Profissionais da Moda que em dias alternados da semana, dedicam parte do seu tempo, colaborando no projeto como voluntários.
PÚBLICO:
O Projeto Aluno Monitor trabalha prevenção em diversos segmentos envolvendo alunos do 1º ano do ensino médio com idades entre 15 e 20 anos, alunos da rede pública estadual de Porto Velho, o projeto procura atender principalmente alunos com problemas de relacionamento interpessoal em casa, na escola e na sociedade. Os alunos são indicados pelo corpo docente da escola. A turma de alunos monitores não pode ultrapassar a 30 participantes por escola e não deve ter mais do que três alunos da mesma sala participando do curso. O projeto atende somente duas escolas por ano, totalizando 60 alunos atendidos anualmente. Durante o curso, os pais são convidados a participar do projeto através de reuniões motivacionais com café da manhã que são previamente agendadas pelo autor do PAM (Projeto Aluno Monitor), visitas são realizadas aos finais de semana e feriados nas residências de todos os participantes, possibilitando uma melhor interação entre família e projeto, favorecendo a criação de um vínculo de amizade e confiança.
Os alunos participantes recebem cestas básicas durante o curso e são beneficiados também com consultas médicas e odontológicas em consultórios particulares, onde o aluno juntamente com seu responsável é levado até o consultório pelo autor do projeto. Os alunos participantes do curso são socorridos pela viatura do projeto em situações de emergência em qualquer hora, sendo dia, noite ou madrugada.
Durante o curso os participantes realizam visitas aos colaboradores do projeto onde todos os Alunos Monitores têm a oportunidade de interagir com profissionais de diferentes áreas, possibilitando um melhor desenvolvimento no processo do ensino e aprendizado.
RESULTADO:
O Projeto Aluno Monitor já atendeu cerca de 500 alunos e suas famílias em quase dez anos. Ao final do curso os formandos recebem certificados e bolsas de estudos e em seu juramento têm o compromisso e a responsabilidade de repassar a seus familiares e colegas, grande parte dos conhecimentos transmitidos pelos educadores, acreditando sempre que sonhos são possíveis de se realizar.
Após 300 horas aulas os alunos que mais se destacam são premiados com bolsas de estudos cedidas por alguns de nossos colaboradores, onde os fatores responsáveis por essa premiação são:
Notas Escolares;
Mudança de comportamento (em casa, na escola e na sociedade);
Frequência e participação no PAM;
Participação dos pais junto ao projeto.
BOLSAS DE ESTUDOS:
São doadas pelos colaboradores do projeto, as bolsas são para os cursos de: On Byte Formação Profissional, Academia Arte de Dançar, B&Z Agence, Academia de Taekwondo Mestre Streit, Academia Torres de Taekwonso e Faculdade Uniron. O projeto hoje colhe frutos através dos seus ex-alunos que hoje estão na faculdade, no esporte como faixa preta de Taekwondo, na vida militar, no mundo da moda como miss, além de vários ex-alunos trabalhando ou estagiando em setores públicos ou privados.
ESTÁGIOS E EMPREGOS:
Os ex-alunos do projeto, assim como seus pais estão recebendo através do projeto propostas de estágios e empregos.
Os alunos depois de formados acompanham o projeto na escola seguinte na função de estagiários do PAM, com o objetivo de se tornarem instrutores auxiliares do projeto e futuramente instrutores, o que já vem ocorrendo.
ELOGIOS:
O projeto foi elogiado aprovado e recomendado pela Ong Terres dês Hommes – Holanda para outros países no ano de 2009:
No ano de 2010 concorrendo a investimento internacional junto ao Conselho Norte e Sul da cidade de Hooglede na Bélgica que a cada 03 (três) anos avalia projetos sociais, ficou com a segunda colocação perdendo para o país da Índia;
Recebeu Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores em 2010;
Comenda Governador Jorge Teixeira no ano de 2011;
Em 2012 ficou com a segunda colocação no prêmio Construindo a Nação categoria pública e privada.
PROJETO EXPOSTO NA BÉLGICA EM 2012.
O Projeto Aluno Monitor está exposto na biblioteca Gemeentelijke em Hooglede na Bélgica, graças à colaboração da Dra. Nele Bostoen.Saiba mais e como ajudar:
marquesgladiador@hotmail.com
Wagner : 69.8111.5627
fonte:http://cacadoresdebonsexemplos.com.br/blog/aluno-monitor/
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