A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro assinou nesta quarta-feira, 16 de março, um convênio de parceria com a Prefeitura de Niterói para instalação de totens de autoatendimento aos cidadãos, de comunicação imediata de furtos e roubos de veículo ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e de câmeras de monitoramento para reduzir os índices de tais crimes.
Os totens são equipamentos que permitirão à população a realização do pré-registro de ocorrência, dentre outros. Os equipamentos possuem uma interface de fácil utilização e serão instalados na sede da administração municipal e no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).
A comunicação dos furtos e roubos de veículos será feita em tempo real pela Divisão de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) ao CISP. Tais informações alimentarão o sistema de câmeras inteligentes que será implementado pela Prefeitura em abril, estando prevista a instalação de vinte câmeras, das quais doze se localizarão na ponte Rio-Niterói. Os dispositivos realizarão a leitura das placas dos veículos e confrontarão com os dados obtidos da DRFA, identificando aqueles que tenham sido furtados ou roubados. Após a constatação, o CISP comunicará aos órgãos de segurança pública.
O Chefe da Polícia Civil, Delegado de Polícia Fernando Veloso destacou que "os totens serão facilitadores para a sociedade. As pessoas, vítimas de um crime, terão a conveniência de escolher realizar o registro diretamente no equipamento de autoatendimento ou se deslocar até uma delegacia. Pelo totem, o cidadão narrará os fatos e informará um endereço de e-mail, onde receberá o registro de ocorrência em pdf. Além disso, vamos criar pontes entre recursos tecnológicos avançadíssimos que estão a disposição da segurança pública no CISP e os serviços de inteligência da Polícia Civil".
Nenhum comentário:
Postar um comentário