terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Iranianos criam ‘muros de gentileza’ e geladeiras solidárias para ajudar moradores de rua

28 DE DEZEMBRO DE 2015
AUTHOR VICENTE CARVALHO


Segundo informações da BBC, a ideia surgiu na cidade de Mashhad, no nordeste do país. Onde um anônimo colocou ganchos e cabides em um muro da cidade e escreveu: “Se você não precisa, deixe aqui. Se você precisa, leve.”

Pouco a pouco as pessoas começaram a deixar casacos, sapatos e outras roupas de inverno nos muros para moradores de rua ou famílias pobres.

Por conta da repercussão nas redes sociais, a ideia se espalhou rapidamente para outras cidades iranianas onde fotos de muros com doações começaram a ser postadas com mensagens pedindo colaboração.

“Não deixem nenhum (sem-teto) tremer de frio neste inverno”, diz uma delas.

Um usuário do Facebook comentou: “Os muros nos lembram da separação, mas, em algumas ruas de Shiraz, eles uniram as pessoas”, comentou sobre um muro da gentileza instalado em uma cidade no sul do Irã.

Recentemente, uma organização do Irã criou outra iniciativa semelhante, onde geladeiras eram distribuídas pelas ruas de Teerã para que as pessoas deixassem comida para os sem-teto:

Inclusive também já publicamos diversas iniciativas como essa no mundo e no Brasil, relembre aqui.
Na cidade de Esfahan também apareceu o muro da gentileza:

fonte:http://razoesparaacreditar.com/gentilezas/iranianos-criam-muros-de-gentileza-e-geladeiras-solidarias-para-ajudar-moradores-de-rua/

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Divisão de Saúde promove programa de redução de stresse.PC.RS

Atualizado em 21/12/2015 

A Divisão de Saúde/DAP/PC promoveu nos últimos meses um programa que desenvolve técnicas de redução do estresse em grupo, baseado em “mindfulness”, conhecido como MBSR (sigla em inglês para: Mindfulness-Based Stress Reduction). Ele é destinado a pessoas que queiram melhorar ou promover sua qualidade de vida, e também pessoas que experimentam algum grau de stresse, sintomas ansiosos, sintomas depressivos ou de dor crônica em suas vidas. O curso teve duração de oito encontros semanais de duas horas cada e foi finalizado nessa última quinta-feira (17/12).

O programa é teórico e prático, baseado no desenvolvimento de técnicas, incluindo: Instruções guiadas de várias técnicas meditativas de mindfulness; Exercícios para aumentar a capacidade de presença, consciência de pensamentos, emoções e sensações nas experiências da vida diária; Aulas, dinâmicas de grupo, tarefas, partilha de experiências para aprofundar temas e esclarecer as práticas abordadas a cada semana. Os critérios de inclusão dos participantes foi a motivação e tempo para as práticas e inclusão de algumas tarefas na rotina diária (solicitando-se o mínimo de 20 minutos diários).

O curso foi ministrado pelo Dr. Marcelo Trombka, Médico com Área de Atuação em Psiquiatria e Psicoterapia, Certificado em Ciência do Bem-Estar pela University of California e que, atualmente, atende na Policlínica às quintas-feiras. Para saber mais sobre o programa, e-mails podem ser enviados para o endereço eletrônico marcelotrombka@gmail.com.

fonte:PC.RS