quarta-feira, 2 de abril de 2014

Projeto Dialogar da PC.MG é tema do Programa Minas no Ar


31/03/2014   

A delegada Margaret de Freitas Assis Rocha, chefe da Divisão Especializada de Atendimento da Mulher, Idoso e da Pessoa com Deficiência (DEAM), foi a convidada da edição dia 18 de março do Programa Minas no Ar com a Polícia Civil, na Rádio Inconfidência. A delegada falou sobre o Projeto Dialogar, uma iniciativa da Polícia Civil para o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher no Estado.

O Projeto Dialogar foi implantado em 2010 pela Polícia Civil com o propósito de reduzir a violência contra a mulher e diminuir os casos de reincidência dos agressores. O projeto se pauta no modelo de polícia comunitária e pretende estimular o diálogo entre os casais como forma de prevenção aos atos de violência doméstica. “É uma iniciativa absolutamente inovadora do ponto de vista assistencial e pedagógico, pois estamos conseguindo inserir os agressores nesse processo de reabilitação”, afirmou Margaret.

O projeto é estruturado com base em dez encontros reflexivos realizados, separadamente, com homens e mulheres. Nos encontros, são abordados temas como o ciclo da violência, comunicação não violenta e aspectos legais, como a Lei  nº 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha. A equipe que coordena as reuniões é formada por policias, psicólogos e assistentes sociais, além de voluntários da comunidade.

Segundo a delegada Margaret, a parceria com o Sistema Judiciário está sendo fundamental para garantir a participação dos agressores nos encontros. “Os homens são encaminhados às DEAMS por meio de determinação judicial, como parte do cumprimento de medida protetiva”, explicou a delegada.

Mulheres que queiram participar voluntariamente dos encontros também podem comparecer à 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, localizada à Rua Aimorés, 3005, Barro Preto – Belo Horizonte (31) 3291-2931.

Resultados

De acordo com Margaret de Freitas, o Projeto Dialogar tem superado as expectativas, em pouco tempo de funcionamento. O índice de reincidência, em Belo Horizonte, caiu 95% entre os homens que participaram do projeto. O dado indica que após passarem pelas reuniões e trabalhos do projeto, os homens não tornaram a agredir suas mulheres.

A expectativa é que o projeto possa ser reproduzido pelo Estado nas demais DEAMs de Minas. Em 2013, o Chefe da Polícia Civil, por meio de resolução, criou 65 DEAMs em Minas Gerais.
  
Minas no Ar

O Programa Minas no Ar com a Polícia Civil tem como objetivo mostrar à comunidade mineira o trabalho da Polícia Civil de Minas. Ele é transmitido pela Rádio Inconfidência todas as terças-feiras, a partir das 10h, com duração entre 15 e 20 minutos.

mais sobre o porjeto:

"O projeto tem como escopo buscar romper com o ciclo de violência doméstica, através de um acompanhamento humanizado oferecido às vítimas e também ao agressor, mediante o diálogo e o relacionamento interpessoal, contando com o trabalho de psicólogos e assistentes sociais. O profissional em Serviço Social insere-se no Projeto Dialogar, atuando junto aos conflitos relativos à violência doméstica e familiar, tendo em vista, sua capacidade instrumental e metodológica em 
lidar com questões interpessoais. Tal profissional é encarado como “utilizador das técnicas de base científica, nos problemas do ajustamento do homem à coletividade e de integração do mesmo em si próprio” (IAMAMOTO; CARVALHO, 2012:351). 


fonte:https://www.policiacivil.mg.gov.br/noticia/exibir/geral/173627


Nenhum comentário:

Postar um comentário