A Polícia Civil de Minas Gerais está empenhada na elaboração do Plano Estadual de Gestão do Conhecimento, metodologia implantada pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O objetivo é promover o aprendizado coletivo, melhorar o processo de tomada de decisão, reter e preservar o conhecimento organizacional, estimular a inovação e eliminar o retrabalho (implicando em aumento de produtividade), dentre outras iniciativas, para agregar valor aos serviços públicos por meio da formalização das práticas exercidas na instituição.
O Plano é uma das iniciativas que integra a Política Estadual de Gestão do Conhecimento, instituída por intermédio da Resolução da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) de número 55, de julho de 2012. Além da Polícia Civil, mais três órgãos pilotos que integram o Comitê Estadual foram selecionados para implantação do plano. São eles a Polícia Militar, a Secretaria de Educação e a própria Seplag. A experiência é inovadora e tem chamado a atenção da chefia da Polícia, inspirando o desenvolvimento de um Plano Setorial da Polícia Civil, para aplicação do mesmo modelo de Gestão do Conhecimento, no contexto da polícia judiciária.
Conceito
A Gestão do Conhecimento é um instrumento de visa moldar a capacidade de uma organização de criar e disseminar o conhecimento, mediante a implementação de um conjunto de políticas e práticas que consolidam e ampliam o aprendizado individual e coletivo.
De acordo com o pesquisador Fábio Ferreira Batista, especialista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e responsável pela metodologia adotada pelo Governo de Minas Gerais e pela Polícia Civil, a Gestão do Conhecimento aumenta a capacidade das organizações de produzir conhecimento e permite que elas tenham flexibilidade para enfrentar novos desafios, além de promover a eficiência operacional, a qualidade, a efetividade social e a inovação.
fonte:https://www.policiacivil.mg.gov.br/noticia/exibir/geral/168833
Nenhum comentário:
Postar um comentário